O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, descendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história. É possível que o cavalo Andaluz seja o mais antigo cavalo de sela.
Muitos exemplares destes cavalos eram utilizados em diversas cortes na Europa com grande prestígio. Por sua característica elegância no trote e seu bom temperamento, são bastante utilizados hoje em dia para o adestramento de competição e também no cinema. Através de amostras em pinturas rupestres é possível estabelecer a prensença destes cavalos na Europa desde a pré-história.
Em tempos mais antigos eram amplamente utilizados como montaria de guerra, principalmente devido por ser uma montaria leve e ágil. Mais tarde, no entanto, com o desenvolvimento das pesasdas armaduras medievais esta raça de cavalos acabou sendo substituída por outras mais capazes de suportar maior peso.
Cavalo Andaluz
O cavalo Andaluz deu origem a maioria das raças modernas, como o , entre outras. Embora não esteja entre os cavalos mais velozes, o cavalo Andaluz é atlético, ágil, forte e resistente.
O cavalo Andaluz é uma raça de cavalo nobre e dócil, com temperamento vivo, originária da Penínsulo Ibérica, mais especificamente da região da Andaluzia, na Espanha, e do Alentejo, em Portugal. Quando criado em Portugal, o o cavalo Andaluz é hoje denominado . Já os exemplares criados na Espanha são hoje conhecidos como Raça Pura Espanhola, ou Puro sangue Espanhol. Foi, durante muito tempo, uma das raças de cavalos mais apreciadas mundialmente, especialmente por seu porte e notável aptidão pelas disciplinas da Alta Escola.
Cavalo Andaluz
É conhecido principalmente pela força, rusticidade e incrível resistência. É considerado um cavalo muito velo na corrida, de bom passo e rápidos nas voltas. O cavalo Andaluz apresenta movimentos ágeis, elevados, extensos e enérgicos. Os tipos de pelagem mais comuns para os cavalos da raça Andaluz são o tordilho, o castanho e o alasão. |